HJSC participa do lançamento do livro “Sabor do Japão”

Categoria: HJSC pra Você

No dia 15 de outubro, foi realizado pelo IPESC – Instituto de Pesquisa e Ensino Santa Cruz, em sua sede, o lançamento do livro “Sabor do Japão”,  com a presença de representantes da diretoria do Hospital Japonês Santa Cruz, do IPESC, além da Cônsul Geral Adjunta do Consulado do Japão em São Paulo, sra. Chiho Komuro, e do Representante Chefe da JICA Brasil, sr. Masayuki Eguchi. O evento teve também a participação de forma remota do Professor Emérito da Universidade de Kyushu, sr. Shuji Shimizu, do nutricionista chefe do Hospital da Universidade de Kyushu, sr. Hirokazu Hanada, e de representantes dos hospitais nikkeis do Brasil.

O livro é resultado de um intercâmbio realizado em parceria com a JICA e a Universidade de Kyushu em que sete nutricionistas brasileiras, dos hospitais nikkeis, participaram, dentre elas, nossa gerente do Serviço de Nutrição e Dietética, Solange Leal Garcia. Em uma visita ao Japão, elas tiveram a oportunidade de conhecer as refeições hospitalares do Hospital da Universidade de Kyushu. De volta ao Brasil, essas receitas foram adaptadas ao paladar brasileiro e ambas estão reunidas no livro.

O evento contou ainda com uma palestra do Dr. Koshiro Nishikuni, presidente do IPESC, sobre a promoção da melhoria da expectativa de vida saudável para os brasileiros por meio da difusão
da culinária japonesa “Washoku”. E finalizou com a degustação de uma das receitas que consta no livro, preparadas pelo time de nutricionistas do Hospital Japonês Santa Cruz.

“Gostaria de parabenizar todas as nutricionistas pela publicação deste maravilhoso livro de receitas, Sabor do Japão, em que elas trabalharam tanto. Parabéns! Também gostaria de agradecer à Universidade Kyushu por receber as 7 nutricionistas para o programa de treinamento. O hospital e a Universidade de Kyushu têm um relacionamento de mais de 90 anos e que segue se fortalecendo por meio de projetos como o livro “Sabor do Japão”, relatou o presidente do HJSC, Mario Sato, em seu discurso. “Não posso deixar de mencionar também o grande apoio que recebemos do governo japonês, via JICA.  Um relacionamento também de muitos anos. O apoio da JICA na pandemia foi muito importante. Temos grande gratidão ao governo japonês desde nossa fundação.”, completa.

O livro “Sabor do Japão” é bilíngue (japonês e português) e contém mais de 30 receitas de pratos japoneses em sua versão original e também adaptada para o Brasil

A versão digital é gratuita e pode ser baixada aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu