Mensagem do novo Presidente

A

Instagram
LinkedIn
YouTube
Título
Categoria: HJSC pra Você

MENSAGEM DO NOVO PRESIDENTE

Em 15 de março de 2021, fui eleito Presidente da Diretoria Estatutária da Sociedade Brasileira e Japonesa Beneficência Santa Cruz (Hospital Santa Cruz).

Neste início, primeiramente gostaria de expressar minha sincera gratidão pelo apoio recebido durante meu mandato como Primeiro Vice-Presidente do Hospital e, agora, como Presidente, conto com a valiosa colaboração e parceria de todos, senhoras doutoras, senhores doutores, equipe de enfermeiras e os colaboradores de diversas áreas dessa grande família. 

A nova Diretoria liderada por mim, seguirá a política da anterior gestão do Sr. Renato Ishikawa, agora Presidente do Conselho Deliberativo, e continuará seguindo as três diretivas seguintes:

1) Harmonização e fortalecimento das relações com os pacientes:

– Além de fornecer a segurança hospitalar aos pacientes, concentraremos esforços no fortalecimento dos serviços de hospitalidade OMOTENASHI, uma tradição japonesa, a fim de fazer com que todos os pacientes e visitantes se sintam confortáveis.

– Gostaríamos de agradecer aos pacientes por suas opiniões francas para assegurar que isto seja prontamente refletido em nossos serviços médicos.

– Fortalecermos os serviços de assistência follow-up para os pacientes. Entraremos em contato regularmente com os pacientes que utilizam nosso hospital com o objetivo de nos tornarmos um hospital mais familiar à comunidade local.

2) Harmonização e fortalecimento das relações dentro do hospital:

– Em virtude da pandemia, as reuniões estão sendo realizadas de forma on-line, sendo assim, pretendemos facilitar a comunicação virtual e para tanto, estruturar nossa instituição a essa nova realidade, simplificando a comunicação dentro da estrutura organizacional do hospital.

– Assim, uma das metas é treinar as habilidades de comunicação fazendo uso do termo japonês HOU REN SOU, cuja combinação de três palavras significa literalmente espinafre. HOU koku = relatórios, REN raku = comunicação e SOU dan = consulta, assegurando o compartilhamento de informações e reduzindo os riscos na execução dos serviços hospitalares.

– Também realizaremos reuniões institucionais que transcendem setores e cargos, e assim fortalecer os meios de comunicação, garantindo que a tomada de decisões seja comunicada a todos os funcionários.

– Outro grande objetivo é conquistar o credenciamento ONA (Organização Nacional de Acreditação) – Nível 3 (excelente credenciamento) enquanto reconstruímos a gestão que foi afetada pela COVID-19.

3) Harmonização e fortalecimento das relações com o Japão:

– Com o intuito de estimular o crescimento de pesquisas na área da medicina, foi fundado o Instituto de Pesquisa e Ensino Santa Cruz – IPESC.  A partir de então, o IPESC desempenhará um papel central no intercâmbio com as universidades japonesas (Universidade de Tsukuba, Universidade de Kyushu e Universidade de Osaka, dentre outras) e também concentrará suas atividades na formação e aperfeiçoamento profissionais médicos, enfermeiros e colaboradores buscando a excelência dos serviços a serem prestados. O IPESC também fortalecerá seus laços com instituições nacionais de pesquisa, como a Fundação Oswaldo Cruz, buscando parcerias nas áreas de pesquisas clínicas.

– Com o apoio do Governo Japonês, através da JICA, será criado o Centro Oncológico do Hospital Santa Cruz, com os mais modernos aparelhos da atualidade, com início das atividades programado para o ano de 2022, visando sempre melhorar nossos atendimentos na busca pela excelência, bem estar e melhor qualidade de vida de nossos pacientes.

– No contexto do atual período de pandemia que estamos enfrentando, não medirei esforços para superar esses tempos difíceis, sem perder o foco no desenvolvimento do Hospital Santa Cruz. Conto com o valioso apoio  de todos para seguirmos juntos nessa caminhada vitoriosa.

Muito obrigado.

Atenciosamente,

Mario Sato
Presidente da Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz (Hospital Santa Cruz)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu